Enquanto a empresa de Steve Jobs vendeu mais de 20 milhões de iPhones no segundo trimestre, a Nokia fechou o período com 16,7 milhões de aparelhos comercializados
Por Silvia BalieiroNokia x Apple: a empresa de Steve Jobs tem levado a melhor nos últimos anos
A Nokia foi desbancada pela Apple no segundo trimestre deste ano. Segundo o balanço divulgado pelas duas companhias, enquanto a Apple vendeu 20 milhões de iPhones entre os meses de abril e junho, a Nokia contabilizou um total de 16,7 milhões de aparelhos vendidos, o que representa uma queda de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
O avanço da Apple sobre a Nokia não é exatamente uma surpresa. A empresa de Steve Jobs, que já tem a seu favor um produto que é sonho de consumo de quase todo usuário, ainda ganhou mercado ao deixar de lado a exclusividade da AT&T, nos Estados Unidos, e vender iPhones também para os clientes da Verizon. Somente com essa estratégia, o mercado potencial da empresa já aumentou em mais de 90 milhões (a Verizon possui 93 milhões de usuários) o número de potenciais compradores de iPhone.
O participação da Apple neste mercado cresceu tanto, que em quatro anos (o primeiro iPhone foi lançado em 2007) o smartphone tornou-se o principal produto da empresa, superando os computadores e o iPod. Hoje, 46% do faturamento da Apple vêm da venda de iPhones. O volume chegou a US$ 13 milhões no segundo trimestre deste ano.
Enquanto isso, a Nokia, que era a líder no mercado, deixou de lado seu sistema operacional Symbian e apostou noWindows Phone, da Microsoft, como nova plataforma para seus smartphones. E esse cenário pode ainda ficar mais crítico com o avanço do Android, do Google. Na contramão de outras grandes fabricantes como LG, Motorola e Samsung, a Nokia não possui nenhum aparelho com este sistema operacional.
No mercado de aplicativos a Apple também leva vantagem. Enquanto a App Store tem mais de 450 mil programas das mais diferentes utilidades, a Nokia não consegue fazer deslanchar sua loja online, a Ovi Store, que tem hoje cerca de 20 mil aplicativos, sendo que nem todos funcionam para 100% dos aparelhos da marca.
Apesar do prejuízo líquido de 368 milhões de euros registrados no último trimestre, o presidente mundial da empresa, Stephen Elop, acredita que a companhia está no caminho certo para retomar o crescimento. "Nossa estratégia para transformar a empresa teve um resultado melhor que o esperado", disse o executivo em comunicado oficial da empresa.
Seja qual for a estratégia da companhia, é importante que os resultados comecem a aparecer para não acontecer com a Nokia o mesmo que aconteceu com a Motorola no final dos anos 90, quando a companhia americana não acompanhou as mudanças no setor e acabou perdendo a liderança do mercado de celulares.
0 comentários: sobre Apple supera Nokia no mercado de smartphones
Postar um comentário para Apple supera Nokia no mercado de smartphones